Escola Criança e Companhia
Inscrições

NOSSA PROPOSTA

Empresa

Proposta pedagógica

A Escola Criança e Companhia tem sua prática educativa fundamentada no construtivismo interacionista, no qual professor e aluno são sujeitos ativos que interagem a fim de construírem conhecimentos.

Nossos projetos pedagógicos buscam construir conhecimentos através de significativas situações de aprendizagem partindo de conhecimentos prévios. O processo ensino-aprendizagem abrange professor e aluno numa postura de ensinantes e aprendentes que estão em constante processo de assimilação, acomodação e equilibração, onde incorporam novos conhecimentos aos seus conhecimentos prévios, tornando-os significativos à medida que atingem patamares mais complexos.

Assim estimulamos à curiosidade, o raciocínio lógico, a capacidade de argumentar, trabalhar o pensamento, o espírito investigativo, a formulação de hipóteses e o prazer em aprender em um processo que parte do concreto para o abstrato.

Oferecemos condições para que sejam crianças ativas, curiosas, questionadoras, que reforcem seus valores e aprendam a respeitar os sentimentos, ideias, atitudes e direitos dos outros.

Nosso maior objetivo na elaboração e execução dos projetos pedagógicos é preparar as crianças para enfrentar desafios, superar frustrações, desenvolver suas potencialidades físicas, sócio afetivas, intelectuais, ampliando horizontes para que atuem no presente e no futuro com sucesso, sempre respeitando sua individualidade.

Projetos pedagógicos - Aprendendo através da experiência

A Pedagogia de projetos é um método no qual os alunos participam de situações de aprendizagens proveitosas e com propósitos definidos, é o ensino através da experiência.

As formas de intervenção do professor – como ele organiza as propostas, as dinâmicas e os materiais que escolhe, o tempo que disponibiliza para cada atividade, os questionamentos e desafios que propõe, o espaço de atividade (não só motora, mas principalmente mental), de autonomia e de interação com os pares que oferece aos alunos – influem decisivamente na possibilidade e no nível de aprendizagem dos alunos.

As crianças não aprendem todas da mesma maneira e em um mesmo tempo, já que as possibilidades de criar suas hipóteses sobre o que quer que seja depende de sua bagagem e experiências anteriores em relação ao objeto de conhecimento em questão.

Nossos alunos não ficam esperando o professor para começar a aprender, pois se perguntam o tempo todo sobre os objetos e fenômenos a sua volta, buscam respostas e constroem hipóteses para explicar o mundo que os rodeiam, tornando assim a aprendizagem prazerosa e significativa.

A Pedagogia de Projetos visa à ressignificação desse espaço escolar, transformando-o em um espaço VIVO de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo de ensino/ aprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos.

“Aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos. Ensina-se não só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada. ”

Avaliação - Parecer descritivo – semestral

Nossa escola realiza a avaliação por parecer descritivo pois assim conseguimos ter um melhor conhecimento do nosso aluno e do seu processo de aprendizagem, bem como é um instrumento que auxilia no ensino. ... Segundo Melchior (2003), o parecer descritivo parece ser a grande descoberta quando o tema é a avaliação.

Empresa
X

Agende uma visita

Abrir